terça-feira, 17 de setembro de 2013

A revolução industrial à visão marxista

Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias da organização econômica advogando a propriedade pública ou coletiva e administração dos meios de produção e distribuição de bens e de uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades/meios para todos os indivíduos com um método mais igualitário de compensação. O socialismo moderno surgiu no final do século XVIII tendo origem na classe intelectual e nos movimentos políticos da classe trabalhadora que criticavam os efeitos da industrialização e da sociedade sobre a propriedade privada. Karl Marx afirmava que o socialismo serial alcançado através de uma luta de classes e de uma revolução do proletariado, tornando-se a fase de transição do capitalismo para o comunismo.



Karl Marx (1818- 1883) e Friedrich Engels (1820 - 1895) desenvolveram a teoria socialista partindo da análise crítica e científica do próprio capitalismo. O primeiro objetivo comum a esses dois foi estudar a dinâmica do capitalismo, para isso levaram seu estudo a fundo sobre as origens, a acumulação prévia de capital, a consolidação da produção capitalista e suas contradições, este último em destaque. E se para vencer uma guerra é necessário conhecer bem o inimigo, logo ele imaginaram que o capitalismo seria inevitavelmente superado e destruído. Para eles a dinâmica do capitalismo faria com que ele auto-destruísse, e criaria os elementos para a sua superação. Entenderam, que a classe trabalhadora compreendia agora o seu papel revolucionário e isso daria um fim na ordem capitalista e na sociedade burguesa.
Além disso, para os dois idealistas o socialismo seria somente uma etapa intermediária, porém, para se alcançar a necessária sociedade comunista. Seus principais objetivos eram uma sociedade que não estivesse mais dividida em classes, não haveria uma linha que separasse o estado da propriedade privada, entendida como instrumento da classe dominante, uma vez que no comunismo não haveriam classes sociais chegar-se-ai portanto a mais completa igualdade entre os homens.

Isso para Marx e Engels não era sonho, era uma realidade concreta e inevitável, e o primeiro passo seria a organização dos trabalhadores. Exatamente por isso o nome desses dois está sempre muito ligado a Primeira revolução industrial, pois na mesma os trabalhadores, inclusive crianças, mulheres e idosos, trabalhavam em extensas jornadas de trabalho, sem nenhum direito assegurado, nem mesmo tempo de descanso, recesso semanal, mensal ou anual, alguns trabalhavam mais de 16 horas por dia, o dobro do que é aceitável pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), suas viagens tem grande relação com suas teorias, pois nelas eles viram as condições em que viviam os trabalhadores, condições estas contrárias a vida que tinham nos campos e abandonaram com o êxodo rural europeu do século XVIII.
Em dezenas de obras, a teoria marxista é demonstrada e ainda mais claramente apresentada no pequeno livro publicado em 1848, O manifesto Comunista. Posteriormente em 1867, foi publicada a obra básica para o entendimento marxista: O Capital, de autoria Marx. Os demais volumes foram publicados por Engels após a morte de Marx.
Aqui sintetizamos os quatro pontos/teorias centrais do socialismo:
- Teoria da mais-valia: nessa teoria se demonstra a maneira pela qual o trabalhador é explorado na produção capitalista
- Teoria do materialismo histórico: Onde se evidencia que os acontecimentos históricos são determinados pelas condições materiais/econômicas da sociedade
- Teoria da luta das classes: também chamada de luta permanente entre exploradores e os explorados
- Teoria do materialismo dialético: Onde se pode perceber claramente o método utilizado por Marx e Engels para compreender as dinâmicas das transformações históricas.
Assim como, por exemplo, a morte é a negação da vida e está contida na própria vida, toda formação ou transformação social (escravismo, feudalismo, capitalismo) encerra em si os germes de sua própria destruição.

Professora Aldenora Alves da Silva



Nenhum comentário:

Postar um comentário