sábado, 28 de setembro de 2013

Direito trabalhista: Avanço na história

Desde a pré-história existem relações do homem com o seu trabalho. Primeiro procurando suas próprias coisas, depois veio o trabalho escravo de diversas maneiras diferentes. Apesar de esta época ter limitado direitos aos trabalhadores, o papel dos mesmos foi evoluindo  e surgiu uma maneira de reivindicar: o sindicalismo.
O trabalho "livre" surge no século XIV, com o Renascimento, a Revolução Francesa e a Revolução Russa que foram momentos importantes de representar a vida dos seus trabalhadores, foi como um grito: "Nós também temos direitos!".  Os ideias comuns desas revoluções era a liberdade e igualdade, e inspirados por esses mesmos lemas, anos depois surgiram revoltas com as mais diversas reivindicações pelo mundo todo, inclusive na América, onde a meta era libertar-se dos Europeus colonizadores.


Trabalho e alienação


"A desvalorização do mundo aumenta em proporção direta com a valorização do mundo das coisas"                                                       Karl Marx
Ela afeta milhões de trabalhadores nas sociedades capitalistas modernas, onde a produção econômica transformou-se no objetivo do homem, em vez de ele ser o objetivo da produção.
A alienação, acentuou-se no século XIX, quando o trabalho nas industrias passou a ser cada vez mais rotineiro, automatizado e especializado, subdividido em múltiplas operações. Assim cada funcionário de um trabalho especifico na montagem do produto, e este papel específico economizava tempo e dinheiro aos empresários. Por um outro lado, o funcionário conhece somente sua função, sendo obrigado a ter um conhecimento específico e limitado, esse sistema de produção ficou conhecido como Taylorismo, por ter sido elaborado pelo engenheiro e economista Norte-americano Frederick Taylor. 

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O trabalho, a religião e a filosofia (Trabalho escravo hoje)


A presença do universo religioso no universo de trabalho tem sido ainda mais frequente com a explosão da religião nestas últimas décadas.O termo trabalho é originário do latim tripalium, que designa instrumento de tortura. Por extensão, significa aquilo que fatiga ou provoca dorCabe ao psicólogo do trabalho, desta forma, compreender que significações podem ter as crenças religiosas e quais suas consequências na mentalidade humana, bem como estar refletindo de que forma poderá estar atuando profissionalmente nas organizações. 
No livro do Gênesis  Deus cria o mundo em 6 dias e utiliza o 7º dia para o descanso, e que assim também o homem tenha tempo para o descanso e para o lazer. No livro do Êxodo Deus se mostra contrário a qualquer tipo de escravidão e apoia toda Estado de Bem Viver ao povo, “Ouvi o clamor do seu povo contra seus opressores e conheço seus sofrimentos. Por isso, desci para liberta-lo do poder dos Egípcios e para fazê-los subir dessa terra para uma terra onde corre o leite e o mel”. (Ex 3, 8)

terça-feira, 17 de setembro de 2013

A revolução industrial à visão marxista

Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias da organização econômica advogando a propriedade pública ou coletiva e administração dos meios de produção e distribuição de bens e de uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades/meios para todos os indivíduos com um método mais igualitário de compensação. O socialismo moderno surgiu no final do século XVIII tendo origem na classe intelectual e nos movimentos políticos da classe trabalhadora que criticavam os efeitos da industrialização e da sociedade sobre a propriedade privada. Karl Marx afirmava que o socialismo serial alcançado através de uma luta de classes e de uma revolução do proletariado, tornando-se a fase de transição do capitalismo para o comunismo.